Lipoaspiração/Lipoescultura

Entre as várias cirurgias que são realizadas no âmbito da plástica, a lipoaspiração é a que mais cria polêmicas no meio leigo, principalmente pelas desinformações geradas pela mídia. A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico e como em todas as cirurgias requer que seja feita por um especialista com formação adequada e experiência, além disso deve ser realizada em ambiente hospitalar com a presença de um anestesista. Tais informações sào importantes pois a maioria das complicações que acontecem estão relacionadas a cirurgias não executadas por cirurgiões plásticos membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e o pior é quando são feitas por médicos que nem tem a formação de um cirurgião plástico, portanto antes de decidir-se por qualquer procedimento na área da cirurgia plástica consulte a SBCP.

A lipoaspiração foi uma das grandes revoluções na cirurgia do contorno corporal, pois permite com pequenas incisões remodelar e esculpir áreas do corpo que antes necessitariam de grandes cicatrizes.

É uma cirurgia que se destina a retirar o volume de gordura localizada, aquela que não desaparece com dietas e exercícios. Para isso énecessário que sua pele ainda tenha capacidade de se contrair, ou seja, de “encolher” após a diminuição do excesso de volume. Está indicada quando a pessoa está próxima de seu peso ideal, portanto não se destina ás pessoas que estão muito acima de seu peso, estas deverão se submeter a uma dieta e rotinas de exercícios antes da cirurgia.

A lipoescultura foi um avanço da lipoaspiração no sentido de diminuir o tamanho das cânulas que aspiram a gordura, minimizando assim o trauma e as irregularidades, permitindo uma recuperação mais suave; além disso a gordura é aspirada para uma seringa e pode ser injetada em áreas aonde se deseja um aumento de volume sem a utilização de silicone ou outras substâncias artificiais, como por exemplo na região glútea, rugas, etc.

A cirurgia é precedida de avaliação cardiológica e exames laboratoriais; é realizada em ambiente hospitalar e a anestesia utilizada normalmente é a peridural associada com sedação que traz conforto e segurança para o paciente. A alta se dá após 12 horas e recomendam-se 2 a 3 dias de repouso com a utilização de um modelador. Após 3 dias retorna às atividades normais, excetuando-se as ginásticas que serão retomadas após 10 dias,quando são retirados os pontos. Recomendo o uso de modelador por 30 a 60 dias para que a pele retraia de forma uniforme, assim como indico sessões de drenagem linfática para rápida diminuição do inchaço. Normalmente os resultados são visíveis logo no dia seguinte à cirurgia, porém dependerá da regressão total do inchaço para se alcancar o resultado definitivo. Cada pessoa tem seu ritmo próprio de recuperação. Porém na média o que se observa é que os resultados definitivos ocorrem após 4 a 6 meses após a cirurgia.
Primeiros dias

· Ao chegar em casa deite-se e mantenha suas pernas elevadas.

· Tome a medicação conforme a prescrição.

· Procure fazer uma dieta leve e beber muitos líquidos (não gasosos).

· Antes de levantar da cama, fique sentado (a) por 5 minutos. Se sentir tontura deite-se e mantenha as pernas elevadas.

· O modelador que lhe será aplicado após a cirurgia é de vital importância para garantir a modelagem adequada de sua pele, assim como evitar que ocorra um inchaço muito acentuado nas primeiras semanas; ele será retirado entre 72 a 96 horas após a cirurgia, quando você irá tomar seu primeiro banho após a cirurgia. Você pode programar com a secretária o agendamento com a fisioterapeuta para iniciar sua rotina de drenagens linfáticas (massagens que tem por finalidade a eliminação do inchaço) a partir desse momento.

· Após a retirada do modelador, permaneça deitado (a) por 15 minutos; a seguir sente-se na cama por 5 minutos, só então vá para o banheiro, aonde você deverá tomar banho de chuveiro, morno e não quente, de preferência sentado(a) em um banquinho de plástico. É normal sentir um pouco de tontura neste instante,portanto não fique sozinho(a). Use o Protex fresh líquido para se ensaboar, retirando todos os curativos e lavando normalmente sobre os pontos. Ao secar-se evite fricção. Coloque um micropore (ou band-aid) pequeno sobre os pontos, aplique Hirudoid gel em toda área operada e coloque um modelador limpo. Deite-se com as pernas elevadas.

· Procure descansar nos primeiros 3 dias,evitando fazer esforços físicos intensos (inclusive relações sexuais).

· Evite ficar sob o sol ou em locais muito quentes.

· Evite bebida alcoólica, assim como excesso de sal.

· Se você toma medicações contínuas, mantenha sua prescrição normalmente.

· Os remédios que lhe serão prescritos após a cirurgia são o Vioxx 50mg, que é um antiinflamatório e deve ser tomado 2x por dia durante 5 dias, o Lisador, que é um analgésico e deve ser tomado na hora de dormir por 3 dias e se tiver dor durante o dia tomar 1 cp a cada 8 horas e a Cefalexina 500 mg a cada 6 horas por 7 dias, que é um antibiótico para prevenir infecções.

· A sensação de dor ou desconforto é individual, às vezes o mesmo procedimento em pacientes diferentes ocasionará desconforto a uma e nada a outra.

Primeira semana

· Após o terceiro dia você já estará apto a retomar suas atividades rotineiras (dirigir, trabalhar, estudar, etc).

· Continue evitando permanecer sob calor intenso.

· Se houver inchaço visível, tome 1 cp de Lasix pela manhã e meio cp à tarde. É um diurético e ajuda seu organismo a eliminar o excesso de líquido.

· Continue tomando seus banhos normalmente, passando Hirudoid gel antes de colocar o modelador. O uso deste gel facilita a reabsorção das equimoses, que são as manchinhas arroxeadas que podem surgir após a cirurgia.

Segunda semana

· Seus pontos serão retirados entre 7 e 10 dias; confirme a data e horário com a secretária ou cairão sozinhos, dependendo da técnica utilizada. Você pode tomar um Lisador antes de vir ao consultório para diminuir o desconforto.

· Você pode aumentar suas atividades físicas (esteira, ergométrica, caminhadas, etc.), mas deve ainda evitar esportes muito intensos.

· Evite exposição direta ao sol e calor.

Outras informações

· Não queira ver o resultado de sua cirurgia nos primeiros dias, pois o inchaço modifica a forma neste primeiro período.

· Tenha persistência no uso contínuo do modelador, ajustando-o sempre que necessário. Lembre-se que ele deve estar sempre o mais justo possível para a obtenção de uma modelagem adequada.

· Informe-se com a fisioterapeuta a respeito da manutenção de suas drenagens linfáticas.

· São normais as alterações de sensibilidade; você pode sentir dormência nas áreas operadas assim como formigamento ou coceira. Haverá regressão completa dessas sensações após algumas semanas.

Retornos

· Entre 7 e 10 dias para avaliação dos pontos.

· Em 1 mês para avaliação da continuidade do modelador.

· Em 6 meses para fotos de controle (lembre-se, elas são muito importantes para sua análise do resultado, pois serão comparadas com as que foram tiradas no dia da cirurgia)