Homens e mulheres podem apresentar a Alopecia Androgenética (AAG – Calvície), mas a perda de cabelo geralmente é um pouco mais comum em
homens. Exames de sangue podem ser necessários para avaliar outras causas de queda de cabelo, como alterações hormonais, níveis de ferro (anemia) ou distúrbios da tireoide como fatores coadjuvantes, mas se sabe que a causa é a presença de receptores androgênicos genéticos ativados pela DiHidroTestosterona (DHT) que leva a um afinamento progressivo dos cabelos.
O impacto psicossocial pode ser grave para pessoas com queda de cabelo, especialmente mulheres, pois há menos aceitação ou menos compreensão da AAG.
Fornecer falsas esperanças pode causar mais danos psicológicos aos pacientes e isso vem sendo cada vez mais comum nas propagandas. Uma melhor compreensão dos fatores genéticos pode levar a novas terapias, incluindo terapias baseadas em células mas isso AINDA não existe. Não acreditem quando querem lhe vender uma terapia REGENERATIVA com células tronco para tratar cabelos!
Como as opções terapêuticas eficazes são limitadas, a AAG continua sendo uma área de pesquisa em expansão, desenvolvendo mais informações sobre patogênese e novas opções terapêuticas.